quinta-feira, janeiro 29, 2009

Mapa quer mudar acordo com a Rússia sobre Estomatite Vesicular

29/1/2009

Sanidade: Mapa quer mudar acordo com a Rússia sobre Estomatite Vesicular


Grupo de trabalho brasileiro viaja para Rússia em 15 de fevereiro

A informação foi repassada nesta terça-feira, 27, em reunião realizada na SDA (Secretaria de Defesa Agropecuária), em Brasília, entre representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o secretário da Agricultura do Tocantins, Roberto Sahium, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Humberto Camêlo e o diretor da Associação Brasileira dos Frigoríficos, Tomas Kim.

O Mapa solicitará ao governo russo uma autorização para realizar uma investigação sobre o controle da doença, quando houver foco, e assim restringir, se necessário, as certificações para exportação de carne, produtos e subprodutos do município ou do estado afetado. "Com isso, o MAPA pretende trazer para si a responsabilidade, ganhar tempo e reduzir os impactos econômicos com as suspensões na comercialização", comenta o presidente da Adapec.

A notificação internacional de Estomatite Vesicular é obrigatória e interfere no intercâmbio comercial dos animais, seus produtos e subprodutos para a Rússia, único país a fazer restrições quanto a doença. No TO, as exportações estão suspensas desde setembro de 2008, quando foi registrado o primeiro caso na cidade de Paranã. Em outubro, foi notificado novo caso em Jaú do Tocantins e, no último dia 16 de janeiro, no município de Pedro Afonso.

Durante a reunião em Brasília, o secretário de Defesa Animal, Inácio Kroetz e o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Jamil Gomes de Souza, enfatizaram que a Adapec vem realizando o trabalho de contenção do foco de forma correta, assim como sugere a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), informa a Secretaria de Agricultura do TO.


Retirada do Portal DBO - http://www.portaldbo.com.br/noticias/DetalheNoticia.aspx?notid=29993

Sem comentários: