segunda-feira, junho 08, 2009

Eu e as auto-escolas

Tenho assim, como dizer? – um “lance” todo especial com auto-escolas.

Bastaria dizer que estou no meu quarto processo, sem nunca ter ficado reprovada numa só prova. Mas não é “só”... Ah, se eu acreditasse em predestinação, poderia dizer que esse negócio não é para mim mesmo, que há toda uma conspiração... Não tive mesmo nenhuma sorte, aquelas coisas que de tão estranhas a gente acha que é “um sinal”...

Assim que me formei, a primeira atitude foi lá e passar um monte de pré-datados para fazer a auto-escola. Como esperava aquele momento! Era quase poético aprender a dirigir! Quase metáfora da minha independência!

Tinha 23 anos e naquela época precisavam-se 30 horas de aulas teóricas para continuar o processo. Demorei um ano naquilo! A primeira aula foi sobre regras de circulação e as pessoas não entendiam a diferença entre vir pela direita e passar pela rotatória, e aquilo me deixava louca!

Nossa, tirar carteira no RJ era difícil! A carga horária era exigida à risca; meu teste psicotécnico demorou umas cinco horas, e nunca conseguia marcar aulas práticas, tinha de agendar com muita antecedência! A auto-escola faliu antes que eu conseguisse marcar a primeira!

Aí eu tive de ir pra Manaus. Abri o processo lá, mas viajava muito e não consegui nem saber onde ficavam as auto-escolas. E além disso, eu tinha dois taxistas a quem pagava por mês, e isso sairia mais barato que manter um carro lá – nenhum estímulo para dirigir...

Já em Belém, abri um processo assim que cheguei. Venceu sem eu ter conseguido fazer uma única prova. Como resolução de ano novo, nos primeiros dias de 2009 me comprometi a enfim tirar esse troço! Afinal, tenho de pegar dois ônibus para chegar ao trabalho...

Foi triste receber a notícia de que se tivesse me matriculado até 31/12/2008 teria pago 50% mais barato, me seria exigida menor carga horária, e ficaria apenas um ano com a carteira provisória! Incrível, tudo dobrou! Mas eu sou “teimosa, sincera, e insisto em ter vontade própria”... Eu me jogo!!! Na primeira semana de 2009, decidi que queria mais que resoluções de ano novo: fechei formalmente um pacote completo na auto-escola.

Há dez dias atrás, não sabia sequer ligar o carro. Entrei num carro de aulas práticas pela primeira vez na minha vida! Nunca tinha chegado a este estágio. E apesar de toda a minha determinação, já comecei as aulas um tanto frustrada. Porque tudo o que me propus a fazer até hoje eu sabia que poderia fazer bem, se quisesse. E sempre acreditei que, se fui capaz de aprender Topografia, aprenderia qualquer coisa na vida! Mas engraçado que não tinha essa confiança toda em relação a dirigir. Sei lá por quê sempre tive na cabeça que nunca ia conseguir fazer isso bem, e já comecei a aprender frustrada, por antecipação.

Na primeira aula, o sujeito já me joga na Almirante Barroso, que é como se fosse a “Av.Brasil” de Belém, a entrada e a saída da cidade (guardada as devidas proporções, de ambos os lados)!!! Eu suei, me apavorei, e cheguei ao laboratório tão fria e tão branca que minhas colegas pensaram que eu estava passando mal... Vai ver, era isso mesmo...

Os dias foram passando, e, contrariando até mesmo minhas próprias expectativas, comecei a curtir! Tenho uma grande vantagem que me ajuda a progredir: não tenho medo de nada nessa vida! Ainda assim, num segundo momento, apesar de conseguir evoluir, passei a pensar que, mesmo que chegasse a fazer isso bem, jamais ia fazer com gosto. Coisa doida, ter de fazer um monte de coisa ao mesmo tempo, e prestando atenção em todas elas, e eu bem que estava acostumada a usar tantos espelhos com outros fins! Como é que homem consegue dirigir, que fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo é característica tão feminina?! Tá...tudo bem...olhar para o velocímetro ainda é uma dificuldade minha... Com tanta coisa pra pensar, velocidade seria a última, se de fato fosse.

O paliozinho ficava cada vez maior com o passar dos dias, talvez porque estivesse me acostumando, passando a “vesti-lo”. E tudo correu muito bem, e eu já ia fazer minhas duas últimas aulas para enfim marcar a prova, e aí...

BATERAM O CARRO!!! Recebi a notícia quando já saía para a aula... Não podia ser! Tudo estava dando certo, não era mesmo possível...

É todo “um lance”, mas quando sou dura, sou intransigente atômica: não vou me dar outra chance!

"CHAOS IS A FRIEND OF MINE..."

4 comentários:

Belenâmbulo disse...

Puuuutzzzz!!!!
Comecei a ler a postagem com aquela postura petulante de quem é "amigo do dono do boteco"...
"Ah... ela já me contou essa história pessoalmente", pensei.
Agora, esse último lance foi f0d@!!! Que surpresa desagradável...
Sei que você não vai desistir. Aliás, ainda vou testemunhar você sair apressada, cantando pneu na Parati do Otaciano, indo buscar suas amostras no aeroporto.

Abraço

viné disse...

que nada paulinha!
quando vc menos esperar, tá dirigindo por aí na boa...
e aí, como vc está?
por aqui, quase tudo na santa paz.
beijos! saudades!

Paula disse...

Adorei o "amigo do dono do boteco"! Adorei o cantar pneu na Parati do Otaciano!
Valeu pela força!!!
Beijão!

Paula disse...

Viné! Quanto tempo! Saudades...
Obrigada pela força, rsrsrs