segunda-feira, abril 13, 2009

Febre Aftosa em Humanos?

Tenho visto coisas alarmantes em jornais e páginas de internet, e muitos amigos vêm perguntar também, sobre a FEBRE AFTOSA em humanos...
Meu pai me ligou alarmado; a página innicial de um grande site de notícias mostra uma mãe beijando seu filho doente, com a manchete alardeando: "Mãe beija filho com Febre aftosa", ou alguma coisa assim, o que assustou um colega logo pela manhã...

Bem, sou a Virótica, me sinto no dever de esclarecer o que se comenta!!!

Creio que esteja acontecendo um equívoco grande na divulgação dessas notícias. Gostaria de lembrar que o nome da doença de humanos, Hand, Foot & Mouth Disease (HFMD), causada por enterovírus humanos e relativamente comum em crianças, é frequentemente confundido com o nome da Febre Aftosa em inglês - Foot-and-Mouth Disease (FMD). Daí, acho, a confusão.

A página do CDC traz um resumo simples e esclarecedor. Veja em:http://www.cdc.gov/ncidod/dvrd/revb/enterovirus/hfhf.htm

No entanto, vale lembrar que, embora humanos não desenvolvam os sintomas da doença de animais, são capazes de albergar o vírus e contaminar desta forma populações suscetíveis, trazendo os prejuízos econômicos, sanitários e sociais peculiares da Febre Aftosa, daí a importância da notificação imediata e atendimento às recomendações da autoridade sanitária competente (MAPA e agências de defesa) sempre que se suspeitar de animais com sintomas de doenças vesiculares.

Por isso, também, a nossa quarentena!

Tenham uma ótima semana!

Sem comentários: