"[20/01/2009]
TO: detectado novo caso de estomatite vesicular
A Adapec (Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins) interditou na última sexta-feira, dia 16, a Fazenda Beatriz, localizada a cerca de 50 km do município de Pedro Afonso, região Centro-norte do Estado. A ação ocorreu devido a suspeita de estomatite vesicular em um bovino na propriedade, fato que foi confirmado laboratorialmente neste domingo, dia 18.Segundo a diretora de Defesa Animal da Adapec, Márcia Helena da Fonseca, a fazenda que registrou o foco está isolada, e tem ao todo 14 bovinos, sendo que apenas um apresentou os sintomas da doença. "Além do acompanhamento sanitário no local do foco, a Adapec está realizando o monitoramento das propriedades rurais próximas à notificação, num raio de 10 km, e intensificando a fiscalização do trânsito de animais na região", falou, completando que todas estas medidas estão previstas pela Organização Mundial de Saúde Animal para contenção do vírus da estomatite na região.
Ain da de acordo com a médica veterinária, cerca de 14 médicos veterinários e fiscais agropecuários já estão no local para acompanhar o caso e estão sendo instaladas barreiras sanitárias, tanto fixas quanto volantes, para intensificar a fiscalização do trânsito de animais na região de Pedro Afonso. "Os levantamentos sanitários não provaram relação entre o caso de Pedro Afonso com os de Paranã e Jaú, registrados no Sudeste do Estado", completou.
Ainda nesta segunda-feira, dia 19, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) recebeu a notificação de estomatite vesicular registrado em Pedro Afonso. A informação internacional é obrigatória e interfere no intercâmbio comercial dos animais, seus produtos e subprodutos, principalmente, com o mercado Russo.
No dia 19 de setembro foi registrado o primeiro foco da doença no Tocantins, que ocorreu no município de Paranã, no Sítio Maré Mansa. Após o fim do sintomas da doença, a propriedade foi liberada no dia 05 de novembro. Já em 19 de outubro, foi notificada a doença em sete animais na Fazenda Boa Vista, em Jaú do Tocantins. A Fazenda foi desinterditada no dia 26 de dezembro.
A Estomatite Vesicular é uma doença infecciosa considerada endêmica nas Américas, ou seja, comum. Acomete eqüinos, bovinos, suínos, mamíferos silvestres, e pode ser transmitida ao homem. Os sinais clínicos nos animais são semelhantes aos observados na febre aftosa, como aftas, febre e salivação. O período de incubação vai de 2 a 8 dias, sendo que o curso da doença varia de 2 a 21 dias.
Adapec/TO - BeefPoint."
Destaque para " fato que foi confirmado laboratorialmente neste domingo, dia 18."
Pois é, o domingo foi assim. E obrigado pela parte que nos toca!!!
Muito legal a ADAPEC ter deixado claro que a confirmação laboratorial se deu no domingo! Das outras tantas vezes, (outros, literalmente, Carnavais) ficaram dúvidas quanto à isso, quem sabe até porque a pessoa que teve dúvida não estava do outro lado para receber, no seu domingo, no seu feriado, o resultado que o laboratório tinha acabado de conseguir.
Antes de levantar dúvida sobre o trabalho de alguém, sempre verifique, portanto, se você cumpriu com sua parte em TODAS AS ETAPAS. Até na etapa de cobrar!
A ADAPEC está de parabéns pelo empenho e pelo zelo com as informações que envia e que recebe!!!
Localize Pedro Afonso no mapa:
Sem comentários:
Enviar um comentário